As surpresas da Copa América de 2011, Peru e Venezuela, disputam neste sábado quem ficará com o terceiro lugar da competição, às 16 horas, La Plata. Tidas como uma das seleções mais fracas do continente, ambas conseguiram surpreender a todos, vencer seus jogos de um modo convincente, mas pararam nas semifinais.
Para chegar a disputa do terceiro lugar, Peru e Venezuela encontraram seleções com mais tradição no futebol mundial. Os peruanos ficaram na terceira posição do Grupo C, se classificando graças ao critério de melhor terceiro. Desbancaram apenas o México, por 1 a 0. Empataram com o finalista Uruguai, por 1 a 1, e perderam para o Chile, por 2 a 1. Nas quartas-de-finais, pegaram a Colômbia, de Falcao Garcia e cia., que vinha fazendo uma boa Copa América.
Aí veio a maior surpresa: empataram por 0 a 0 no tempo normal, mas na prorrogação vieram os gols. Vargas e Lobatón marcaram, levando o Peru à semifinal. La Blanquirroja voltou a enfrentar o Uruguai, mas desta vez, sem sorte. Desta vez, perdeu por 2 a 0, e ficou apenas sonhando com a final.
A Venezuela fez uma grande campanha nesta Copa América. No Grupo B, do Brasil, empatou com a Seleção por 0 a 0 no primeiro jogo. Posteriormente, venceu o Equador por 1 a 0, e voltou a empatar, agora desta vez com o Paraguai, por 3 a 3, em um jogo decidido com dois gols nos acréscimos para os venezuelanos. Já nas quartas-de-finais, a maior surpresa: venceu a seleção do Chile, que vinha demonstrando o melhor futebol até então, por 2 a 1, e garantiu uma chegada inédita às semifinais.
Nas semifinais, pegou o Paraguai, que eliminou o Brasil, e jogou melhor o tempo todo. Com um futebol "bonito de se ver", fizeram pressão para cima dos paraguaios, que jogaram na retranca praticamente o segundo tempo inteiro, segurando o empate por 0 a 0. Na prorrogação, a seleção "Vinotinto" meteu duas bolas na trave, mas de nada adiantou. Nos pênaltis, perdeu por 5 a 3 e acabou sendo eliminado, adiando o sonho de chegar à primeira vez na final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário