
O palco está armado, mas ainda falta saber qual time irá chegar ao topo para coroar o título da Copa Santander Libertadores da América de 2011. Santos e Peñarol-URU fazem nesta quarta-feira, às 21h50, o jogo de volta da decisão, que acontece no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O jogo pode consagrar a “Era Neymar”, já que o Peixe não comemora a conquista da competição continental desde 1963, portanto, há 48 anos.
O Santos quer a taça pela terceira vez (além de 1963, também foi campeão em 1962), enquanto que o time uruguaio tenta a conquista pela sexta vez ( foi campeão em 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987). Em 1962, Santos e Peñarol estiveram em campo na decisão da Santander Libertadores daquele ano. No primeiro jogo, o Santos venceu, por 2 a 1, enquanto que o Peãnarol foi o vencedor no jogo da volta, por 3 a 2. Assim, o jogo desempate foi disputado em Buenos Aires, e o Peixe fez 3 a 0.
No primeiro jogo da final de 2011, a festa foi toda da torcida “Carbonera”, mas o Santos soube controlar a pressão e arrancou o empate, por 0 a 0, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Assim, um novo empate – por qualquer placar – leva a decisão da taça para a prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir, a disputa irá ser encerrada na cobrança de pênaltis. Além do título continental, o campeão conquista o direito de representar a América do Sul na disputa do Mundial da Fifa, no Japão.
FICHA
Santos x Peñarol
Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembú), São Paulo - SP
Árbitro: Sérgio Pezzotta (ARG)
Assistentes: Ricardo Casas (ARG) e Hernan Maidana (ARG)
4ºÁrbitro: Juan Pompei (ARG)
1ºJogo