quarta-feira, 8 de junho de 2011

Em busca de um sonho - Parte II

Depois de 112 dias e 111 partidas disputadas, a Copa do Brasil finalmente conhecerá seu campeão de 2011, nesta quarta-feira. Coritiba e Vasco entram em campo, a partir das 21h50, no Estádio Couto Pereira, em busca da tão sonhada vaga na Copa Santander Libertadores de 2012. E, mais do que isso, atrás do título inédito da competição nacional.
Na primeira partida, o time cruz-maltino conseguiu uma vantagem considerável, ao vencer, por 1 a 0, em São Januário. O resultado garante o título aos cariocas, mesmo com uma derrota por um gol de diferença, desde que marquem pelo menos um tento. Uma vitória alviverde por 1 a 0 leva a disputa aos pênaltis.
Para ficar com a taça, o Coxa precisará de uma vitória por dois ou mais gols de diferença. No entanto, no último domingo, o time reserva do Coritiba bateu os reservas do Vasco, por 5 a 1, no mesmo Couto Pereira, pelo Brasileirão. Embora o jogo não tenha sido disputado pelos times principais, ligou o sinal de alerta no lado vascaíno.
Independente de quem levante a taça ao final do jogo, será algo inédito na história do vencedor. Coritiba e Vasco nunca conseguiram chegar a posto mais alto da Copa BR. Quem ficou mais próximo disto foi o Gigante da Colina, que foi finalista em 2006, mas acabou derrotado pelo arquirrival Flamengo.
O Coritiba possuía como melhor colocação, até esta edição de 2011, três semifinais. Em 1991 e em 2001, acabou caindo perante Grêmio. Em 2009, outro gaúcho acabou tirando o Coxa da competição nacional, o Internacional. O fato curioso é que nas três edições o time perdeu para o campeão.

Ficha
Estádio Couto Pereira, Curitiba -PR (Às 21h50)
Coritiba: Édson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi; Leonardo (Marcos Aurélio) e Bill. Téc: Marcelo Oliveira
Vasco: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramón (Márcio Careca); Eduardo Costa, Rômulo, Felipe e Diego Souza; Éder Luís (Bernardo) e Alecsandro. Téc: Ricardo Gomes
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (FIFA-SP)
Assist.1: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (FIFA-BA)
Assist.2: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA-SP)
4ºÁrbitro: Wilson Luíz Seneme (FIFA-SP)
5ºÁrbitro: Carlos Berkenbrock (FIFA-SC)
Delegado do Jogo: Luíz Cunha Martins (RS)

1ºJogo

Faltou Energia!

O jogo entre São Caetano e Ponte Preta, marcado para começar às 21h desta terça-feira, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi adiado para esta quarta no mesmo horário e local. O estádio ficou sem energia elétrica em função de fortes ventos e chuvas que atingiram boa parte do estado de São Paulo desde o início da noite desta terça.
De acordo com o presidente do clube da casa, Nairo Ferreira de Souza, o jogo seria remarcado para as 15h desta quarta. Porém, o árbitro Guilherme Cereta de Lima, que esperou em vão até as 22h07m pelo restabelecimento da energia elétrica do estádio, afirmou que pelo regulamento o jogo seria adiado para o mesmo horário original, o que acabou sendo confirmado pela CBF posteriormente.
Segundo o presidente do São Caetano, nenhum torcedor pôde entrar no estádio, porque a Polícia Militar não autorizou a abertura dos portões do estádio. Nairo informou que o local ficou sem energia elétrica a partir das 19h e que os ingressos já vendidos valerão para esta quarta.

Sempre RONALDO!

Nesta terça-feira chuvosa e fria, o mundo parou parou para ver os últimos 15 minutos de Ronaldo “Fenômeno” com a camisa da Seleção Brasileira. O ponto final na trajetória fenomenal de Ronaldo aconteceu na vitória magra da Seleção por 1 a 0 , diante da Romênia, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A torcida não perdoou a fraca atuação da equipe no segundo tempo - já sem Ronaldo - e vaiou a equipe de Mano Menezes.
No início do amistoso, os torcedores pouco notaram o bom futebol apresentado pela Seleção de Mano Menezes. Era notório a expectativa dos presentes em ver Ronaldo Fenômeno entrar para a última partida pela Seleção Brasileira. Alguns números revelam o porquê ele se tornou um dos maiores jogadores do mundo em todos os tempos.
Ao todo foram 105 partidas com a camisa amarelinha, o que o coloca no seleto grupo de dez jogadores que mais defenderam a Seleção, tendo o ex-lateral Cafu como o líder, com 150 partidas disputadas. Ronaldo marcou 67 gols pela Seleção, sendo 15 em Copas, credenciando o atacante como o maior goleador da competição.

MELHORES MOMENTOS

ABC assume a ponta

ABC e Goiás fizeram nesta terça-feira o confronto direto pela liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. Empurrado pela torcida, o clube potiguar levou a melhor e venceu por 2 a 0, no estádio Frasqueirão, em Natal, pela quarta rodada, e assumiu a ponta da tabela. O lateral Nego e o atacante Elionar Bombinha fizeram os gols da vitória do Alvinegro, que foi superior durante os 90 minutos de partida.
Ainda invicto na Série B, o ABC chegou aos oito pontos e roubou a liderança do Sport, que soma um ponto a menos. O Goiás, por sua vez, caiu para o quarto lugar, com seis pontos. O clube potiguar foi beneficiado com o adiamento do jogo entre São Caetano e Ponte Preta, em virtude da falta de energia no estádio Anacleto Campanela. Se vencesse, o time campineiro ficaria na liderança.
ABC e Goiás voltam a campo na próxima terça-feira, pela quinta rodada da Série B. O Esmeraldino recebe o Paraná, às 19h30, em Goiânia, enquanto o time potiguar vai até Salvador encarar o Vitória, às 21h50, no Barradão.

Gols

Atlético-MG x São Paulo

A liderança do Campeonato Brasileiro estará em disputa na noite de quarta-feira, quando Atlético-MG e São Paulo irão se enfrentar, às 21h50, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pelo complemento da terceira rodada. Ambos os times estão com 100% de aproveitamento, já que saíram vitoriosos nos dois jogos em que estiveram em campo até o momento.
O Galo Mineiro vem de vitórias diante de Atlético-PR, por 3 a 0, em Sete Lagoas, e Avaí, por 3 a 1, em Florianópolis. Por outro lado, o Tricolor bateu o Fluminense, por 2 a 0, no Rio de Janeiro, e o Figueirense, por 1 a 0, em São Paulo. Dessa maneira, os dois times estão com seis pontos, sendo que o Atlético-MG é o terceiro colocado, enquanto o São Paulo é o quarto devido o saldo de gols (5 a 3).

FICHA
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: César Augusto de Oliveira Vaz (DF) e Carlos Emanuel Manzolillo (DF)