sábado, 13 de agosto de 2011

São Paulo x Atlético-PR

Depois de nove rodadas, o São Paulo pode voltar à liderança do Campeonato Brasileiro, mesmo que de forma provisória, neste sábado. Para isso, no entanto, o time do Morumbi terá um páreo duro; enfrenta o embalado Atlético-PR, a partir das 18h30, no Morumbi, na capital paulista, na abertura da 16ª rodada.
Apesar de ter perdido na quarta-feira para o Ceará, por 2 a 1, pela Sul-Americana, o Tricolor vive um bom momento no Brasileirão. Na rodada passada, venceu o Avaí, por 2 a 1, e se manteve no terceiro colocado, com 31 pontos. Dois a menos que Corinthians e Flamengo.
O Furacão, por sua vez, parece estar no caminho, após chegada de Renato Gaúcho. Após as dez primeiras rodadas sem vitórias, o Rubro-negro embalou e venceu três dos últimos cinco jogos. Na rodada passada, empatou contra Corinthians, por 1 a 1. Resultado que o manteve na penúltima posição, com 12 pontos.

FICHA

Local: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Cleriston Clay Barretos Rios (SE)

Cruzeiro x Avaí

A crise está assombrando o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. O time mineiro vem de quatro derrotas consecutivas e já começa a se preocupar com seu futuro na competição, pois está ficando cada vez mais longe dos líderes. Neste sábado, às 18h30, a Raposa volta a campo, quando encara o Avaí, no Estádio Parque dos Sabiás, em Uberlândia, pela 16.ª rodada. Além da necessidade de se recuperar, o técnico Joel Santana entende que está ameaçado no cargo e pode ser demitido em caso de mais uma derrota.
O time mineiro vem de derrotas para Atlético-GO (2 a 0), Botafogo (1 a 0), Flamengo (1 a 0) e Internacional (3 a 2). Assim, com somente 18 pontos, a Raposa aparece na 11.ª colocação. O Avaí, por sua vez, vem de derrota diante do São Paulo, por 2 a 1, em casa, na Ressacada. Com 13 pontos, o time catarinense é o 18.º colocado, dentro da zona de rebaixamento para a Série B de 2012.

FICHA

Local: Parque dos Sabiás, em Uberlândia-MG
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortês (RJ)
Assistentes: Dilbert Pedrosa Moisés (RJ) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ)

Atlético-GO x Santos

Nas voltas de Paulo Henrique Ganso e Neymar, o Santos se apoia em um tabu para afastar-se de vez da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro visita o Atlético-GO, neste sábado, às 18h30, defendendo o tabu de nunca ter perdido para o adversário. O novo técnico atleticano, Hélio dos Anjos, deve assistir o jogo, válido pela 16ª rodada, nas tribunas do Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Tudo bem que o histórico entre Dragão e Peixe não chega a ser dos maiores. Até hoje, os dois times se enfrentaram apenas quatro vezes em toda a história e em todas elas o Alvinegro saiu vitorioso. São nove gols marcados e quatro sofridos. No último duelo, os santistas venceram, por 4 a 2, na Vila Belmiro, no Brasileirão do ano passado.
Apesar da vantagem considerável dos paulistas, o Atlético não está tão distante no momento atual. Os goianos ocupam a 17ª colocação, na zona de rebaixamento, com 13 pontos. Dois a menos que o Peixe, o 14º colocado.

FICHA

Local: Serra Dourada, em Goiânia
Árbitro:
Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Adnílson da Costa Pinheiro (MS)

Botafogo x América-MG

No dia em que completará 107 anos de história, o Botafogo entra em campo diante do América-MG, no Engenhão, a partir das 21 horas deste sábado, em jogo válido pela 16ª rodada do Brasileirão, querendo manter o bom momento e se aproximar dos líderes. O Coelho, por sua vez, quer consolidar a nova fase, após a chegada do técnico Givanildo de Oliveira, e deixar a lanterna.
O Fogão vem de dois excelentes resultados. Pelo Brasileirão, o time do técnico Caio Júnior goleou o Vasco, por 4 a 0, no clássico carioca da última rodada e subiu para a sexta posição com 25 pontos. Na copa Sul-Americana, o Botafogo venceu o Atlético-MG, por 2 a 1, no Ipatingão e abriu grande vantagem na busca pela classificação.
O América-MG também vem de um surpreendente resultado. O Coelho, que agora tem no banco o técnico Givanildo, derrotou o Fluminense, por 3 a 0 e conquistou a segunda vitória no Brasileirão, após 13 rodadas. Apesar de conquistar três pontos, o América amarga a última colocação na tabela, com 11 pontos ganhos.

FICHA

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
Árbitro:
André Luiz de Freitas Castro - GO
Assistentes: Fábio Vilarinho da Silva-GO e Christian Passos Sorence-GO

Quartas-de-final têm início...

O cerco vai se fechando e somente jogos com grandes seleções tomam conta do Mundial Sub-20. Neste sábado, acontecem dois jogos pela fase de quartas-de-final da competição que acontece na Colômbia. Os donos da casa enfrentam o México, enquanto que Portugal terá pela frente a forte Argentina. O Brasil atua somente no domingo, quando ainda acontece o duelo entre França e Nigéria.

Atuando em Cartagena, acontece o duelo de invictos entre Portugal e Argentina. Oriundo do Grupo B, Portugal foi o primeiro colocado, com sete pontos, empatando uma e vencendo outras duas na chave. Nas oitavas-de-final, o time europeu eliminou a Guatemala, ao vencer, por 1 a 0. Por outro lado, a Argentina foi a líder do Grupo F, com sete pontos. E nas oitavas venceu o Egito, por 2 a 1.

No outro jogo do dia, México e Colômbia se enfrentam na cidade de Bogotá. O México esteve no Grupo F e se classificou na segunda colocação, com quatro pontos. Nas oitavas, o time mexicano eliminou Camarões, após vencer a disputa nos pênaltis. Por outro lado, a Colômbia foi a melhor no Grupo A, com nove pontos, e chega com 100% de aproveitamento após fazer 3 a 2 na Costa Rica.

Jogos

Hoje
Portugal X Argentina   19h
México X Colômbia   22h

Amanhã
França X Nigéria   17h
Brasil X Espanha   20h

Marília x Madureira

O Marília receberá o Madureira neste sábado, às 17 horas, no Estádio Bento de Abreu, em Marília, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, em partida que marca o início de uma inovação arriscada do clube paulista. O MAC terá duas estreias: será comandado por uma dupla de treinadores que substituiu Edison Só.
O Marília está na terceira colocação do grupo com quatro pontos conquistados em três jogos, e folgou na última rodada. Já o Madureira é o lanterna, com apenas um ponto conquistado e uma derrota pode tirar o time definitivamente da disputa para a próxima fase.

Macaé x Ipatinga

Vencer ou vencer. É com este lema que o Macaé Esporte entra em campo neste sábado para enfrentar o Ipatinga, às 16 horas, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Em penúltimo lugar do Grupo 3, com apenas dois pontos em três partidas, o Alvianil precisa da vitória para seguir com chances de classificação para a segunda fase do campeonato.
Em caso de triunfo - que seria o primeiro do clube nesta Série C -, o Macaé tem a chance de terminar o turno na terceira posição da chave. O Brasiliense, que já disputou os quatro jogos, lidera com nove pontos. O Ipatinga vem logo atrás com seis. Para isso, além de vencer, o Alvianil teria que torcer pelo menos por um empate entre o Marília (quatro pontos) e o Madureira (um ponto) no interior paulista.
No entanto, o Ipatinga promete complicar a vida do clube fluminense. O Tigre está 'mordido' após ter sua campanha de 100% de aproveitamento interrompida no último sábado. O clube mineiro perdeu para o Brasiliense, por 2 a 0, no Vale do Aço, e tenta recuperar fora os pontos perdidos em sua casa.

Guarany x América-RN

Guarany de Sobral e América-RN se enfrentarão neste sábado, às 16 horas, no Estádio Junco, em Sobral, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. Os times estão em situações opostas, já que o Cacique do Vale perdeu na última rodada, enquanto o Mecão goleou o vice-líder CRB por 4 a 0.
O Guarany está na lanterna do Grupo B com três pontos, mas está na lanterna puramente pelo saldo de gols. Isso porque o time está empatado também com Campinense e Fortaleza e apenas três pontos atrás do CRB, que tem um jogo a mais. Já o América-RN é o líder com nove pontos e 100% de aproveitamento, e tem a melhor campanha entre os 20 clubes que disputam a Terceirona.

Luverdense x Paysandu

Em um duelo de líderes do Grupo A, o Luverdense recebe o Paysandu neste sábado, às 20 horas, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, no Estádio Passo da Ema, em Lucas do Rio Verde. Os dois times ocupam as duas primeiras posições da chave e sonham em deixar o concorrente direto para trás.
O Luverdense é o segundo colocado do grupo, com seis pontos conquistados em três partidas. O time folgou na rodada anterior e viu o Paysandu vencer o Águia de Marabá por 2 a 1 e o ultrapassá-lo, chegando a sete pontos e assumindo a liderança.

Águia x Rio Branco

Sem vencer desde a primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, o Águia-PA recebe o Rio Branco-AC, neste sábado, às 19 horas, em Marabá, tentando reencontrar o caminho das vitórias. A partida válida pela quinta rodada da competição é considerada de 'seis pontos' e decisiva para o futuro dos dois times na Terceirona.
Isso porque quem sair derrotado ficará em situação delicada na briga pela classificação às quartas-de-final. A campanha dos dois times na Série C é idêntica, e ambos somam quatro pontos em três jogos. O Rio Branco fica na terceira colocação e o Águia é o quarto, já que perde no número de gols marcados (5 a 3).
Embalado pela primeira vitória na competição, sobre o Araguaína-TO, por 2 a 1, no último domingo, o Rio Branco tenta manter o embalo e somar a segunda vitória consecutiva e a primeira longe de casa. No entanto, os jogadores do Estrelão esperam por um jogo complicado e contra um adversário que precisa da vitória.

Jogo quente em Curitiba!

Sem vencer há três jogos, com duas derrotas e um empate, o Paraná tem um confronto direto na luta por uma vaga no G4 contra o ABC, às 21 horas, na Vila Capanema, neste sábado, às 16h20, em jogo válido pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O adversário também não vem passando por um bom momento e o técnico Leandro Campos começa a balançar no cargo.
O time paranaense, do técnico Roberto Fonseca, vem de duas derrotas seguidas em casa - a última foi para o Grêmio Barueri por 3 a 1 - e tem 24 pontos, permanecendo entre os melhores. Já o ABC não vence há quatro rodadas e empatou no Frasqueirão, com o Icasa, por 1 a 1, continuando com 23 pontos, em sétimo lugar.

Náutico quer a recuperação...

Mesmo após perder o clássico para o Sport, o Náutico se manteve entre os quatro primeiros, mas corre o risco de cair algumas posições em caso de um novo tropeço para o Grêmio Barueri, na Arena Barueri, neste sábado, às 16h20, em jogo válido pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O adversário pode entrar na zona de rebaixamento se não vencer em casa.
O time de Barueri busca a segunda vitória sob o comando de Estevam Soares - bateu o Paraná, por 3 a 1, na última rodada - e chegou aos 20 pontos. Após a derrota no clássico, os pernambucanos estacionaram nos 26 pontos, aparecendo na terceira colocação.

Sport pega a Líder...

Melhor time da Série B e na liderança isolada, a Portuguesa tem mais um teste de fogo neste sábado, contra o Sport, às 16h20, na Ilha do Retiro. O adversário vem embalado com a vitória no clássico diante do Náutico e espera ver quebra de recorde de público na competição - que no momento é do Goiás contra o Paraná, quando 21.754 torcedores compareceram ao Serra Dourada.
Após a vitória por 2 a 0 contra o Náutico, a crise deixou o Leão, que se aproximou novamente do G4, com 23 pontos. Na liderança isolada com 33, a Portuguesa bateu o Criciúma e chegou ao sexto jogo sem derrota, com cinco vitórias e apenas um empate.

Briga de Foice...

Diferentes da maioria dos times que entram em campo neste sábado, Bragantino e Salgueiro duelam no Estádio Nabi Abi Chedid, em um confronto direto na luta contra o rebaixamento. O time pernambucano terá a estreia de Maurício Simões, que chegou para a vaga deixada por Neco.
O time paulista não conseguiu deixar a zona de rebaixamento mesmo com a vitória sobre o Duque de Caxias, por 3 a 0, chegando aos 18 pontos. Sem vencer há quatro jogos, o Salgueiro é o penúltimo colocado, com 13 pontos e na última rodada perdeu para o Vitória, resultado que culminou com a queda de Neco.

Macaca recebe o Criciúma

Na cola da líder Portuguesa, a Ponte Preta completou na última quinta-feira 111 anos de fundação e espera dar como presente ao seu torcedor uma vitória diante do Criciúma neste sábado, às 16h20, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Essa pode ser a despedida do time campineiro atuando no Majestoso, pois foi punida com a perda de dez mandos de campo pelo STJD devido aos incidentes no dérbi contra o Guarani. Depois deste sábado, os jogos serão mandados na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, mas o clube recorreu e espera uma decisão de Justiça.
A Ponte vem de uma importante vitória sobre o Americana, por 2 a 0 e se manteve na vice-liderança, com 29 pontos. A expectativa é que pelo menos dez mil torcedores compareçam ao local. Já o time catarinense terá a estreia de Mauro Fernandes, que chegou para substituir Guto Ferreira - demitido após a derrota pra Portuguesa -. O Criciúma tem 23 pontos e pode voltar ao G4.