A Copa América das zebras conhecerá seu segundo finalista, nesta quarta-feira. A partir das 21h45, os azarões Paraguai e Venezuela se enfrentam no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, tentando acabar com tabus históricos no torneio.
Os paraguaios tentam voltar a uma decisão de Copa América, após mais de 30 anos. A última vez que chegou à decisão foi em 1979. Na oportunidade, venceu a Colômbia na vantagem pelo saldo de gols, após vencer em casa, por 3 a 0, e perder na Colombia, por 1 a 0. Assim, levantou sua segunda taça.
A equipe ainda conquistou a competição outra vez, nos priomórdios da Copa América. Em 1953, em edição disputada no Peru, os paraguaios bateram o Brasil e levantaram a taça. De lá para cá foi só tristeza. A equipe não faz uma boa campanha desde 1983, quando dividiu o terceiro lugar com Peru, em edição na qual os uruguaios foram campeões.
Por outro lado, a Venezuela já faz história ao chegar pela primeira vez a uma semifinal. Em suas 14 participações anteriores, havia passado da primeira fase, no formato atual, somente na última edição, realizada em seus domínios. No entanto, morreu nas quartas-de-final, ao ser goleada pelo Uruguai, por 4 a 1. Sua melhor participação foi um quinto lugar, em 1967, quando apenas seis países disputaram o torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário