terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Timbu será OFICIALIZADO vice-campeão Brasileiro de 1967

Ainda não é oficial. Mas será em breve. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deverá oficializar a unificação dos títulos brasileiros de 1959 a 1970 e com isso dará ao Náutico a maior conquista da sua história. A informação foi repassada no início da noite de ontem por alguns sites e pelo Jornal Nacional, e, caso se confirme, o Timbu se tornará, oficialmente, vice-campeão brasileiro de 1967. 

Na década de 1960, a melhor fase da história alvirrubra, quando conquistou o hexacampeonato estadual, o Náutico disputou a competição chamada de Taça Brasil. Foi à semifinal quatro vezes (1961, 1965, 1966 e 1968). Em 1967, foi à final, contra o Palmeiras e por pouco não levantou o título nacional. Disputou três jogos, perdeu o primeiro, deu o troco no segundo e, na finalíssima, disputada em campo neutro - o Maracanã - não resistiu e foi derrotado novamente.

O Náutico não perdeu para qualquer time. O Palmeiras era comandado nada menos do que por Ademir da Guia. Mas a esquadra alvirrubra também fortíssima e respeitadanacionalmente. Tinha no ataque o artilheiro Bita e o jovem Lala. No meio, Salomão e Ivan. No gol Lula Mostrinho e na zaga Mauro e Fraga. 

Na campanha histórica de 1967, o Náutico derrotou grandes adversários. Primeiro o Atlético/MG e depois o Cruzeiro, na semifinal, que tinha no elenco estrelas como Raul, Dirceu Lopes, Piazza e Tostão. Com o vice-campeonato naquele, o Timbu ganhou o direito de disputar a Copa Libertadores da América no ano seguinte, uma prova da importância da Taça Brasil.

Outros - Com a unificação dos títulos, outras equipes se beneficiarão. O Santos será a principal delas, pois terá a inclusão de seis títulos nacionais. O Palmeiras vem logo em seguida, com mais quatro conquistas. Também comemoram o Bahia, com mais uma taça, mesma situação de Cruzeiro, Botafogo e Fluminense. Além disso, Pelé será o jogador com mais títulos, seis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário